A mamoplastia é uma cirurgia plástica que busca corrigir anomalias e o tamanho das mamas da paciente, podendo assumir várias técnicas dependendo da satisfação ou necessidade do paciente.
Dito isso, o procedimento pode corrigir tanto necessidades estéticas quanto terapêuticas.
Uma das técnicas mais comuns da mamoplastia é a redutora, que como o próprio nome indica vem com a finalidade de reduzir o tamanho do seio.
Saiba aqui tudo o que você precisa saber sobre a mamoplastia redutora, suas indicações, antes e depois e preço:
Mamoplastia redutora, o que é?
Você sabe o que é mamoplastia redutora? É o procedimento no qual é possível haver a redução do tamanho da mama, seja de uma ou de ambas, diferente da mamoplastia de aumento. Pela mamoplastia redutora o cirurgião plástico é capaz de corrigir desde problemas como seios caídos e até mesmo a desigualdade entre eles.
Por meio dessa abordagem, o cirurgião consegue proporcionar a melhora da autoestima e impactar positivamente até mesmo na qualidade de vida. Há casos em que a realização do procedimento é indicado para tratar problemas como dor nos ombros e nas costas, uma vez que o tamanho dos seios faz com que eles sejam muito pesados.
Com isso, a mamoplastia redutora devolve a harmonia do seio com o restante do corpo, fazendo com que o corpo fique proporcional.
Segundo o censo feito em 2018 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2018, a mamoplastia redutora faz parte dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil. É estimado que mais de 104 mil mulheres se submeteram a cirurgia.
Quando a mamoplastia redutora é indicada?
O principal objetivo da mamoplastia redutora é a remoção do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele na região das mamas.
No entanto vale citar os tipos de pacientes que ela é capaz de atender:
- Insatisfação quanto ao tamanho dos seios;
- Tamanho dos seios atrapalhando em atividades cotidianas e na realização de atividade física;
- Pescoço, ombros e costas doloridos pelo tamanho e peso das mamas;
- Ombros caídos e problemas na coluna;
- Mamas com as aréolas alargadas e pele flácida;
- Irritação na pele abaixo do sulco da mama;
- Seios flácidos e/ou pendentes;
- Falta de sustentação mamária.
Como é feita a mamoplastia redutora?
Caso a mamoplastia redutora seja aprovada pelo cirurgião plástico, a paciente pode mostrar ao cirurgião como uma referência do que ele almeja como resultado.
No entanto, antes da cirurgia também é importante que paciente e cirurgião faça um alinhamento de expectativas, para evitar desapontamentos. Deve-se considerar as particularidades do caso e as queixas em questão.
Se preocupe em recorrer a um profissional capacitado e experiente para que tudo ocorra dentro do planejado e para que não haja complicações decorrentes do tratamento.
Com a paciente ainda acordada, o médico irá fazer a demarcação da mama, que permitirá que a incisão seja feita de forma precisa, utilizando uma caneta específica para a pele.
Para o início do procedimento, o cirurgião faz a aplicação de uma anestesia geral no paciente ou o deixa sob efeito de sedação intravenosa. Feito isso, o cirurgião tem a liberdade de prosseguir por meio de incisões nos seios, que podem ser feitas por um padrão circular em torno da aréola, padrão de fechadura ou em forma de T.
Feitas as incisões, os excessos podem ser removidos, havendo assim o reposicionamento e o tecido mamário subjacente pode ser reduzido, levantado e esculpindo os seios. Dependendo do caso, também pode ser feita a redução da aréola.
Com o fim do posicionamento, são feitas suturas nas camadas profundas da região em que foram feitos os cortes, fazendo com que seja possível aumentar a sustentação dos seios.
O processo cirúrgico normalmente tem a duração de 2 a 3 horas, e geralmente a paciente recebe alta no mesmo dia. No entanto, há situações em que a internação dura cerca de 24 horas. Com isso, o tempo varia de acordo com o quadro do paciente.
Mamoplastia redutora antes e depois
Após o procedimento é normal que os seios fiquem inchados e com manchas roxas. No entanto, com apenas algumas semanas depois já é possível perceber os resultados, com mamas menores e levantadas, com menos gordura e flacidez.
Após o procedimento também é possível perceber a presença de cicatrizes nas regiões operadas. As cicatrizes tendem a ficar avermelhadas e evidentes nos primeiros meses após a cirurgia, mas dentro do período de um ano elas vão clareando e se tornando quase imperceptíveis.
Caso seja feita a redução de mama com prótese, os seios ficam mais altos, durinhos e com o colo superior bem marcado. O resultado final pode ser percebido após 6 a 12 meses.
Vale considerar que em alguns casos um único procedimento não é o suficiente para que sejam atingidos os melhores resultados de acordo com o caso. Caso você esteja buscando por uma técnica menos invasiva, dependendo de sua necessidade, o procedimento de fios de sustentação nas mamas pode ser a melhor opção.
Mamoplastia redutora antes e depois, quais os cuidados necessários?
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a mamoplastia redutora requer cuidados a serem tomados antes e depois da mamoplastia.
Antes do procedimento, é necessário que sejam realizados exames laboratoriais, incluindo uma mamografia, e que a paciente passe por uma avaliação médica criteriosa.
Pela avaliação, o médico pode orientar que a paciente interrompa certos hábitos, como o uso de medicamentos anticoagulantes. É interessante que se aproveite dessa consulta inicial para sanar todas as dúvidas.
Sobre os exames pré-operatórios, pode-se ser necessário a realização da mamografia, ultrassonografia, radiografia de tórax, eletrocardiograma e exames de sangue.
Sobre o pós-operatório, dentre as recomendações principais pode-se citar:
- Manter os braços abaixo dos ombros por um período de 2 a 3 semanas;
- Evitar dormir de lado por 30 dias ou de bruços por 60 dias;
- Utilizar um sutiã de sustentação ou sutiã cirúrgico durante dois meses;
- Abster-se de realizar exercícios físicos que envolvam o movimento das mamas por 90 dias;
- Realizar a troca regular dos curativos conforme orientação médica;
- Abster-se de carregar objetos pesados durante um mês;
- Não dirigir por um mês;
- Evitar exposição solar nas mamas;
- Remover os pontos dentro do prazo indicado pelo cirurgião plástico.
Quanto custa a mamoplastia redutora?
O custo da mamoplastia redutora no Brasil pode variar dependendo de vários fatores, como a localização geográfica, a reputação e experiência do cirurgião plástico, a clínica ou hospital escolhido, a complexidade do procedimento, entre outros.
Em geral, os preços da mamoplastia redutora no Brasil podem variar de aproximadamente R$ 8.000 (oito mil reais) a R$ 20.000 (vinte mil reais). É importante consultar diretamente com cirurgiões plásticos e clínicas para obter informações mais precisas e atualizadas sobre os custos do procedimento.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário