luz pulsada

Conheça a luz pulsada e o que ela pode fazer por você

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Se você é uma pessoa que tem interesse nas inovações da estética, já deve ter ouvido sobre a luz pulsada e os benefícios que o seu uso é capaz de proporcionar para você.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o uso da luz pulsada e quais são os principais benefícios que ela é capaz de proporcionar:

O que é luz pulsada?

Chamada de Luz intensa pulsada (LIP), é uma tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas, caracterizada por diversos comprimentos de onda equivalentes a diversas cores do espectro de luz visível.

Apresentando um comprimento de onda que varia de 400 nm a 1200 nm, esse recurso pode ser usado na estética para tratar uma série de insatisfações estéticas, como manchas na pele, melasma, rosácea, cicatrizes de acne, estrias brancas ou vermelhas, e até mesmo sendo usada como forma de depilação.

Considerando a sua eficiência, a luz pulsada é um dos destaques para o tratamento de sinais do envelhecimento, comumente sendo usada no rosto e pescoço. Contudo, considerando os seus objetivos, a abordagem pode ser feita em outras áreas do corpo, como colo e mãos para o tratamento de manchas resultantes da idade.

A luz pulsada é produzida por meio da energia elétrica, passando em seguida por uma câmara que possui gás xenônio, sendo liberada por meio de um bloco de quartzo ou safira. A LIP não é coerente e nem colimada, que se distribui em várias direções.

luz pulsada como funciona

Como funciona a luz intensa pulsada?

A luz pulsada emite comprimentos de onda variados na pele, gerando calor na região por conta dos disparos feitos por seu equipamento.

avaliação gratuita

Feitos os disparos, os componentes fotorreceptores (cromóforos) do tecido, atuam convertendo a energia luminosa transmitida pelo equipamento, em calor. Assim sendo, é feita a coagulação do local, além de acabar por ativar as reações químicas.

Assim sendo, a luz intensa pulsada funciona seguindo o princípio da fototermólise seletiva, em que há a quebra de moléculas específicas pelo calor produzido por uma certa fonte de luz. Os filtros de luz a serem utilizados selecionam o comprimento de onda mais recomendado a cada tipo de tratamento.

A duração do pulso pode ser adaptada na faixa de 2 a 200 ms com pulsos únicos ou duplos.

Luz pulsada antes e depois, quais são os seus benefícios?

Como dito, a luz pulsada é capaz de proporcionar uma série de benefícios à aparência, podendo tratar uma série de queixas nas clínicas de estética, quando feito com profissionais capacitados.

Entre os benefícios da luz pulsada estão:

  • Remoção de pelos (depilação) pela fotodepilação;
  • Tratamento da pele acnéica;
  • Alívio da rosácea;
  • Tratamento de teleangiectasias (vasinhos);
  • Controle de lesões pigmentadas benignas – como o melasma;
  • Fotoenvelhecimento cutâneo (rejuvenescimento da pele);
  • Tratamento de hipercromias (manchas);
  • Tratamento para olheiras;
  • Tratamento para estrias;
  • Fortalecimento da pele e ganho de sustentação.

Remoção de pelos

Por ser uma alternativa da depilação a laser, e considerando que os pelos são uma das principais insatisfações relatadas em clínicas de estética, a luz pulsada é mais usada em casos de remoção de pelos, por meio da fotodepilação ou depilação definitiva.

É um procedimento seguro e de boa duração, podendo durar cerca de 1 ano, devendo ser feito em um intervalo na fase anágena, em que os pelos estão crescendo.

Para a depilação com luz pulsada, a célula que absorve a luz, o cromóforo, é a melanina no pelo. A luz é transportada por meio da haste do pelo e vai até o bulbo, em que há um aumento significativo da temperatura, e em seguida a destruição do pelo. O nível de irritabilidade da pele por meio dessa técnica é mínima, podendo ser realizada em qualquer tipo de pele.

O tratamento pode ser feito em várias partes do corpo, podendo ser feito no rosto, axilas, braços, barriga, costas, virilha e pernas. A luz intensa pulsada é capaz de remover uma boa parte dos pelos, fazendo com que os que nasçam depois do tratamento sejam mais finos e claros.

Rejuvenescimento da pele

Por meio do uso da luz pulsada, é possível perceber a melhora do aspecto da pele e o seu rejuvenescimento. Isso é possível por conta do estímulo da produção de colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, já que os cromóforos atingidos são a água, melanina e a oxihemoglobina, uma hemoglobina rica em oxigênio.

Amenização da acne

O tratamento da acne pela luz pulsada requer várias sessões, para que se obtenha um efeito positivo. Nesse caso, os cromóforos atingidos são a porfirina presente na bactéria P, vasos que fazem parte da irrigação e acnes.

O recomendado é que o tratamento da acne com a luz pulsada seja associado a outras técnicas para que seja alcançado resultados satisfatórios. Normalmente, o profissional pode indicar que sejam utilizados medicamentos específicos, sejam tópicos ou sistêmicos.

Esses medicamentos irão atuar eliminando as bactérias que estão por trás dos processos inflamatórios (Propionibacterium acnes) e auxiliando no processo de cicatrização.

Tratamento de rugas e linhas de expressão

As rugas e linhas de expressão podem ser tratadas por meio da luz intensa pulsada. Contudo, a técnica proporciona um melhor resultado para linhas de expressões, que podem ser removidas totalmente, enquanto as rugas são amenizadas.

Para que isso ocorra, o procedimento atua estimulando a produção de fibras de colágeno, melhorando a organização das fibras de elastina responsáveis por dar mais sustentação à pele.

Os resultados positivos adquiridos podem ser mantidos, por cerca de 3 meses, já que as células continuam sendo produzidas naturalmente pelo corpo por meio de um aumento progressivo.

Tratamento de manchas na pele

O tratamento por luz pulsada pode ser feito com foco na remoção de hipercromias (manchas), tendo como enfoque a melanina da hiperpigmentação da pele. Assim sendo, pelo tratamento é possível haver a eliminação da mancha pré-existente, não havendo efeito preventivo.

O resultado final é mais positivo em manchas mais superficiais, com a luz pulsada sendo executada na melanina, vasos sanguíneos e colágeno. Dessa forma, é feita a uniformização da pele, promovendo ainda o ganho de elasticidade e o surgimento de nossos vasos, que melhoram a oxigenação sanguínea do local.

Tratamento da rosáceas e vasinhos

Quem sofre com os famosos pontinhos vermelhos na face e com os vasinhos arroxeados e avermelhados pelo corpo, também pode recorrer a luz pulsada como forma de tratamento.

Por meio dessa técnica, em que se tem como foco a hemoglobina, há o intuito de aumentar a temperatura nos microvasos, estimulando a sua coagulação.

Para o tratamento da rosácea e vasinhos, a luz pulsada é capaz de promover somente um efeito temporário, fazendo com que seja necessário se submeter a outros procedimentos com esse objetivo para que haja a manutenção dos benefícios adquiridos.

Vale ressaltar que a rosácea é uma condição estética que não possui cura, fazendo com que procedimentos como o da luz pulsada atuem somente amenizando as lesões. Tratamentos com antibióticos ou medicamentos anti-acne podem ser indicados para o controlar e diminuir os sintomas.

Eliminação das estrias

Pela luz pode ser feita a eliminação tanto de estrias vermelhas (mais iniciais) e brancas (mais avançadas). O tratamento é possível por meio do estímulo dos fibroblastos a produção de fibras colágenas e reorganização do estroma.

Por meio desta técnica, é possível se beneficiar da redução da quantidade de estrias e de sua diminuição quanto a largura e comprimento. Contudo, para potencializar os resultados, pode ser feito o uso de ácidos como o glicólico e a tretinoína.

Remoção de olheiras

Por fim, as olheiras são um dos principais incômodos que envolvem a estética do rosto e podem ser tratadas de forma satisfatória pela luz pulsada, em especial as causadas pela congestão vascular.

Olheiras hereditárias não possuem resultados significativos pelo tratamento.

LEIA TAMBÉM: Tratamento para olheiras: quais os melhores procedimentos?

luz pulsada quanto custa

Quanto custa o tratamento por luz pulsada?

O valor do tratamento por luz pulsada é bastante variável, dependendo do objetivo e do número de sessões necessárias.

As sessões com Luz Intensa Pulsada tendem a custar em torno de R$ 300 (trezentos reais) cada, podendo ser necessário cerca de 4 sessões.

Aqui na Hamonir, você realiza o seu procedimento estético dos sonhos por um preço bem acessível!

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

2 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *