Afinal, qual escolher, a lipo enzimática ou criolipólise?
Ambos os tratamentos citados são alternativas que a estética, aliada com a tecnologia, proporciona para que o paciente seja capaz de se livrar das gordurinhas de forma rápida e tranquila.
Contudo, por se tratarem de técnicas diferentes, pode bater a dúvida na hora de escolher a opção ideal que melhor atenda os seus objetivos.
Conheça os procedimentos e saiba aqui o que considerar na hora de escolher a melhor opção para você:
Gordura localizada, o que é?
A gordura localizada é uma das principais queixas feitas nas clínicas de estética, uma vez que compromete a silhueta do corpo e consequentemente a autoestima.
Esse acúmulo de tecido adiposo, também conhecido como lipodistrofia, normalmente é resultante de maus hábitos adotados no cotidiano, como uma má alimentação, rica em alimentos gordurosos e refinados (carboidratos brancos) e a ausência da prática regular de exercícios.
Uma vez que são ingeridas mais calorias do que gastas, o excesso de gordura encontrada no organismo é armazenada, principalmente em regiões como papada, axilas, abdômen, flancos, culotes, quadris, bananinhas e coxas.
A disposição da gordura varia de acordo com a predisposição genética da pessoa, podendo incomodar mais em locais específicos.
Buscando tratar essa característica, surgiram vários tipos de procedimentos estéticos com a finalidade de eliminar essas gordurinhas e modelar o corpo, reerguendo a confiança do paciente. Entre esses procedimentos, dois se destacam por conta de seus resultados satisfatórios, a lipo enzimática e a criolipólise.
Lipo enzimática ou criolipólise?
Tanto a lipo enzimática quanto a criolipólise são procedimentos minimamente invasivos indicados para a eliminação das gorduras localizadas e de seu mediante desconforto.
São capazes de proporcionar resultados significativos em um curto período de tempo, contudo, se diferem em sua execução.
Com isso, antes de recorrer a um desses procedimentos, é importante entender como cada um funciona e suas particularidades para que seja possível escolher a opção ideal, considerando ainda as observações passadas pelo especialista escolhido.
Como funciona a lipo enzimática?
Começando com o que é lipo enzimática, é o procedimento mais famoso quanto se trata de se ver livre das gorduras localizadas.
É a técnica baseada na aplicação de enzimas lipolíticas na região do acúmulo de gordura, utilizando agulhas finas em pontos específicos determinados em seu planejamento.
Uma vez aplicadas no organismo, as enzimas irão atuar acelerando reações químicas e destruindo as células adiposas, fazendo com que a gordura seja eliminada do organismo de forma natural, normalmente pela urina.
A combinação das enzimas vai depender da observação das características físicas do paciente feita pelo profissional responsável, seja ele um esteticista, dermatologista ou biomédico.
Por conta da finura das agulhas utilizadas, o procedimento tende a ser praticamente indolor, mas em pacientes mais sensíveis, o profissional pode optar por utilizar um anestésico injetável no local a ser tratado.
Além da eliminação de gorduras localizadas, a lipo enzimática também é indicada no combate à flacidez, no auxílio à redução de medidas e no combate às celulites. Para que seja alcançado um resultado satisfatório normalmente são indicadas de 4 a 6 sessões na papada e 5 a 10 sessões.
Por meio do tratamento, dependendo do local tratado, é possível perceber perdas de até 20 cm.
Contudo, além das indicações, também é importante considerar as contraindicações do procedimento, tais como gestantes, lactantes, pessoas que amamentam, obesos, hipertensos, infecções, casos de disfunção renal, doenças cardiovasculares e pessoas alérgicas a frutos do mar ou alguma das enzimas utilizadas.
E a criolipólise, como funciona?
A criolipólise também é uma das principais indicações feitas nas clínicas de estética para a solução desse problema, podendo ser realizada por biomédicos, fisioterapeutas, dermatologistas e esteticistas.
Pela criolipólise a eliminação de gordura corporal irá acontecer por meio de uma técnica de resfriamento, que terá como objetivo congelar as células do tecido adiposo utilizando um aparelho a vácuo. Por meio do congelamento, as células de gordura são destruídas, eliminando a gordura de seu interior, que posteriormente é eliminada pelo organismo.
O aparelho utilizado neste tratamento atua exercendo um tipo de sucção na pele, e por sua vez congelando as gordurinhas a -7º C/ -10ºC por 1 hora.
Assim como a lipo enzimática, a criolipólise também é capaz de promover uma perda significativa de medidas, cerca de 4 a 6 centímetros.
Ao contrário da lipo enzimática, é normal que a criolipólise cause algum tipo de desconforto em sua realização, que se assemelha a um forte beliscão durante a sucção do aparelho, que passa pela ação anestésica da baixa temperatura gerada.
Para que seja alcançado o resultado esperado, o paciente pode se submeter a até 3 sessões na mesma região, mantendo um intervalo de 3 meses entre cada sessão. A diminuição da gordura pode ser percebida após cerca de 20 dias, e o resultado final depois de 3 meses.
Além da eliminação da gordura, o procedimento também pode ser indicado para a modelagem do corpo e como medida de reforço no pré-operatório da lipoaspiração.
Quanto às contraindicações do procedimento podem-se citar gestantes, pessoas com hérnia ou cicatrizes na região tratada, casos de hemoglobinúria paroxística noturna ou síndrome de Raynaud, e de alergia ou doenças causadas pelo frio, como crioglobulinemias.
LEIA TAMBÉM: Lipo no braço antes e depois: veja como funciona
Lipo enzimática ou criolipólise, qual a melhor opção para mim?
No final de contas, vale considerar que a melhor escolha para você será feita a partir da observação do especialista responsável, que irá avaliar o paciente considerando as suas principais queixas e suas características físicas.
O principal fator de escolha que o profissional responsável considera é justamente a quantidade de gordura que está acumulada na região, uma vez que a lipo enzimática tende a ser indicada em casos em que há um maior acúmulo. Além disso, pessoas que possuem muita sensibilidade na região tratada também tendem a ser encaminhadas a esse procedimento.
Independente da escolha do especialista, a manutenção do resultado vai depender da disciplina do paciente em relação às recomendações que lhe forem passadas, que basicamente envolvem a adesão de bons hábitos, como uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos, especialmente exercícios aeróbicos.
O preço de uma sessão de aplicação de enzimas lipolíticas fica em torno de R$120 (cento e vinte reais) a R$380 (trezentos e oitenta reais).
Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de uma sessão de lipo enzimática por um preço acessível e que cabe no seu bolso.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário