Zoom em atuação de equipamento de laser co2 na face

Laser CO2: como funciona, benefícios, saiba tudo sobre!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

O procedimento com laser CO2 é um dos destaques nas clínicas de estética por conta de seu potencial no tratamento de manchas, estrias e cicatrizes, por exemplo.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, como é feito, seus benefícios a serem obtidos, contraindicações e cuidados necessários:

Laser CO2, o que é?

Nós sabemos que com o passar dos anos, a pele vai perdendo viço e ganhando flacidez, levando ao aparecimento das indesejadas ruguinhas e linhas de expressão.

No entanto, atualmente, podemos contar com uma série de procedimentos que promovem o rejuvenescimento da pele, como por exemplo, o botox, que é o mais conhecido, e o de laser CO2, que nós iremos explicar para você.

O laser CO2 é um laser de gás, no caso o gás carbônico, em que uma corrente elétrica é descarregada por meio de um gás para produzir luz.

Por meio do tratamento com laser de CO2 convencional é emitido um feite de luz contínuo, o qual é absorvido pela água presente nas células da pele. Dessa forma, há a vaporização controlada das camadas superficiais da pele, fazendo com que haja renovação celular e a descamação da camada externa.

Por conta disso, esse tratamento é frequentemente usado para o tratamento de rugas profundas, cicatrizes de acne e demais imperfeições na pele, podendo atuar promovendo o rejuvenescimento facial e corporal, atuando nas regiões do colo, pescoço e mãos

Mulher sendo submetida ao tratamento com laser co2 fracionado na face

avaliação gratuita

Laser CO2 convencional vs laser CO2 fracionado

O procedimento de laser CO2 também pode ser fracionado, no qual, se emite o feixe de luz em de forma fracionada, ou seja, atingindo pequenas porções da pele, de forma que as áreas adjacentes não sejam adjacentes.

Dessa forma, o tratamento é feito em zonas separadas, o que permite que o processo de cicatrização e recuperação seja mais rápido do que no tratamento convencional.

Pela sua ação minuciosa, o tratamento é indicado para o tratamento de cicatrizes leves, rugas finas, textura irregular da pele e casos de hiperpigmentação. Por conta de sua atuação fracionada, essa técnica acaba por proporcionar um menor desconforto ao paciente, considerando ainda o pós-operatório reduzido.

Por fim, o laser de CO2 fracionado é uma abordagem mais direcionada e menos invasiva, o que faz com que também proporcione menos efeitos colaterais. A escolha entre uma técnica e outra irá variar quanto às necessidades do paciente e das condições nas quais sua pele se encontra.

Independente da técnica almejada, recorra a um profissional de saúde ou dermatologista certificado para realizar o procedimento, além de ser capaz de avaliar o mais indicado para você.

Como é feito o procedimento de laser CO2?

Antes de tudo, o dermatologista responsável irá fazer a preparação da pele, que se tem início 30 minutos antes da sessão, havendo a limpeza da pele e a passagem de um creme anestésico na região do tratamento. Quando o tratamento é feito no rosto, o profissional irá colocar um óculos de proteção para a segurança do paciente.

Feito isso, após o início da ação do anestésico, ele é removido para que se inicie a aplicação do laser CO2 no local, que tende a ser bem tolerada.

Por conta da ação do laser na epiderme e derme, há uma queimadura na pele, que quando se cicatriza, acaba por estimular a produção de colágeno e promover a retração da pele, o seu esticamento, e assim, a melhoria das rugas finas.

A sessão do tratamento tende a durar cerca de 20 a 40 minutos, podendo ser necessário mais de uma sessão para que haja a percepção dos efeitos buscados. Contudo, o paciente será orientado a respeitar um intervalo entre as sessões, que pode variar de 30 a 45 dias.

O procedimento é feito no ambulatório médico, com o paciente podendo ir para casa logo após a sessão de tratamento.

Indicações e benefícios

Pela renovação celular, é possível se beneficiar de uma pele mais lisinha, firme, esticada e mais viçosa, e dessa forma, de uma pele mais bonita e saudável.

Dentre os principais benefícios do procedimento, vale destacar:

  • Amenização das rugas em volta dos olhos (periorbitais);
  • Amenização de rugas finas;
  • Tratamento de peles ásperas;
  • Tratamento do fotoenvelhecimento – reversão do efeito do envelhecimento causado pelos raios solares;
  • Melhora da flacidez da pele;
  • Reposição de viço da pele;
  • Amenização e clareamento de manchas;
  • Tratamento de cicatrizes e estrias;
  • Melhora da hidratação da pele;

No entanto, para que o paciente seja submetido a aplicação do laser, deve passar por uma avaliação minuciosa do médico, que irá considerar o tipo de pele ou fototipo, classificada de acordo com seu bronzeamento por meio da exposição solar. Na maioria das vezes, o procedimento é indicado a pessoas de fototipos I, II e III.

Contraindicações

Assim como todos os procedimentos estéticos, o tratamento com laser CO2 possui as suas contraindicações, confira quais são:

  • Pessoas de fototipo IV (peles negras e mais escuras) – uma vez que estão sujeitas a hiperpigmentação pós-inflamatória;
  • Pessoas com tendência ao aparecimento de cicatrizes;
  • Pessoas com doenças autoimunes, como vitiligo ou lúpus;
  • Presença de infecções de pele ou herpes ativo;
  • Uso de certos medicamentos determinados pelo médico – como isotretinoína oral;
  • Portadores de doenças crônicas descontroladas;
  • Portadores de marca-passo;
  • Reversão de resultados negativos obtidos pelo facelift;
  • Gestantes.

Efeito do laser co2 antes e depois na pele do rosto

Cuidados laser CO2 antes e depois 

Os cuidados a serem adotados após o procedimento de laser CO2, são adotados para que haja a amenização mais rápida dos efeitos colaterais. Entre esses efeitos colaterais, pode se citar irritação da pele, formação de edema (inchaço), hiperpigmentação, queimadura, cicatrizes e vermelhidão.

Os cuidados para o procedimento devem ser tomados antes e depois da sessão, para que tudo ocorra de forma tranquila e não haja complicações. Veja quais são os principais:

Cuidados pré-tratamento

  • Não bronzear a pele no local que receberá o tratamento;
  • Informar o médico em caso de herpes labial para que o médico oriente cuidados específicos;
  • Informar ao médico sobre medicação para hipertensão, diabetes e outras doenças, e se está fazendo tratamento para acne com Roacutan;
  • Informar se está fazendo o uso de ácido acetil salicílico (AAS) e anticoagulantes;
  • O médico também deve ser comunicado a respeito da realização de outros tratamentos de pele, tal como peeling químico ou abrasivo;
  • Fazer os exames complementares que o médico pedir.

Cuidados pós-tratamento

  • Logo após a aplicação do laser, a região deve receber a aplicação de uma camada de hidratante específico, que deve permanecer por algumas horas. Depois da absorção espontânea do creme, a hidratação da pele deve ocorrer de forma contínua;
  • Fazer a higienização com soro fisiológico nas primeiras 48h, seguida com uma lavagem delicada com água morna ou fria;
  • Não expor diretamente a luz solar por cerca de 30 dias;
  • Fazer o uso contínuo do protetor solar com no mínimo FPS 30, sendo indicado a aplicação 30 min antes de sair de casa e fazer a reaplicação de 3 em 3 horas;
  • É importante que na primeira semana o paciente não estabeleça proximidade ao sol, janela, fogão e outros tipos de irradiação de calor;
  • Ainda na primeira semana, evite a prática de atividade física intensa, levantamento de peso e exposição ao vento;
  • Uso de compressas frias de chá de camomila ou solução fisiológica para amenizar o edema e inflamação;
  • Não fazer a remoção das pelinhas soltas da região;
  • Não fazer o uso de produtos com álcool, corantes e perfumes em sua composição;
  • O uso de maquiagem será liberado somente depois de 5 dias após a realização do procedimento.
  • O uso de analgésicos só deverá ser feito com prescrição médica.

Vale ressaltar que cada organismo responde ao procedimento de uma maneira. O resultado poderá ser percebido imediatamente após a descamação da pele nos pontos tratados, que tende a ocorrer entre 5 e 7 dias, após a aplicação do laser. Quanto ao estímulo de colágeno, pode se manter por até 8 meses.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso.

A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos.

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *