fios de pdo

Fio de PDO: descubra os benefícios e cuidados essenciais

Ouça este artigo
avaliação gratuita

O fio de PDO é um dos principais tipos de procedimentos de estética facial, sendo capaz de trazer uma série de benefícios ao rosto.

Conheça aqui como é feita a colocação dos fios de PDO, quais são as suas principais vantagens, cuidados antes e depois, e quanto custa:

O que é fios de PDO e para que serve?

O fio de PDO se trata de um filamento aplicado no tecido subcutâneo da pele que ajudam em sua sustentação e estimulam a produção de colágeno. São um dos tipos de fios de sustentação existentes, sendo capazes de ser absorvidos pelo organismo com o tempo.

Por serem fios absorvíveis, após a perda de seus benefícios, o paciente pode se submeter novamente a sua colocação.

Contudo, os fios de PDO também se segmentam quanto a características de aplicação, podendo ser lisos, parafusos e espiculados (com garra). Cada modelo de fios de PDO será utilizado dependendo da necessidade do paciente e do local da colocação, cabendo ao profissional responsável indicar a melhor opção.

Entre os especialistas que podem realizar o procedimento estão biomédicos estetas, farmacêuticos, cirurgiões dentistas e médicos.

fio de pdo

Como é feita a aplicação de fio de PDO na face?

Antes da sessão, primeiramente o paciente irá ser submetido a uma avaliação da região para que o profissional analise se há indicações e se há ou não contraindicações ao procedimento.

avaliação gratuita

Também é por meio de uma avaliação prévia, que se é possível que haja o alinhamento de expectativas quanto ao procedimento.

Caso o paciente tenha indicações e que a realização do procedimento não seja capaz de trazer riscos à saúde, o paciente pode receber os filamentos de PDO.

Como nos tradicionais fios de sustentação no rosto, o procedimento se inicia com a delimitação da área que irá receber os fios, fazendo um mapeamento do rosto, que é diferente para cada pessoa.

Após feita a marcação do local, é aplicada uma anestesia local, em que há a inserção de agulha ou o uso de pomadas com esse fim sobre a região.

Com a área anestesiada, evita-se que o paciente sinta dores ou incômodos durante o processo e o profissional faz a inserção das agulhas ou microcânulas que guiam os fios embaixo da pele.

Após a colocação dos fios, há a tensão da pele, que é erguida, proporcionando um efeito lifting imediato.

Para que haja o estímulo do colágeno, o especialista utiliza uma estratégia em que os fios são colocados em diferentes regiões, traçadas anteriormente em formato de uma rede.

Quanto tempo dura o efeito dos fios de PDO

Caso os fios utilizados forem de tração, são colocados curativos por 48 horas, o que não é necessário em caso de fios lisos.

Com o tempo os fios serão dissolvidos pelo organismo e substituídos por colágeno, evidenciando assim os benefícios. A absorção dos fios costuma se prolongar de 6 a 8 meses, mas vale considerar que a fibrose gerada no local da aplicação é mantida, prolongando o resultado.

Para melhores resultados, os fios de PDO podem ser repostos de 2 em 2 anos.

Normalmente, para que haja o efeito almejado pelos filamentos, são utilizados de 4 a 8 fios espiculados, sendo de 10 para mais em caso de fios lisos.

Assim como o tipo de fio escolhido, a quantidade utilizada irá depender do grau de flacidez da área e da observação do profissional.

Quais são as indicações da técnica? Quais os benefícios percebidos?

O procedimento de aplicação dos fios de PDO é seguro e pode ser indicado por uma série de fatores que impactam a aparência e a textura da pele, principalmente os sinais de envelhecimento devido a perda de colágeno.

Dessa forma, o procedimento é indicado para qualquer pessoa que deseje melhorar a aparência pelos benefícios da tração e da produção do colágeno, buscando tratar sinais como bochechas caídas, rugas, linhas de expressão e sulcos faciais.

Os fios de sustentação de PDO, justamente por serem considerados bioestimuladores de colágeno, são responsáveis pelo atraso do envelhecimento, e assim também atuam na prevenção da flacidez, caimento da pele e do aparecimento de rugas.

Comumente, o procedimento é buscado por homens e mulheres acima dos 30 anos, contudo, pessoas acima de 18 anos podem se submeter a técnica em casos de necessidade de reposição tecidual para que haja a harmonia do rosto.

O procedimento é bem tranquilo, fazendo com que não seja necessário repouso após a sessão, necessitando que apenas alguns cuidados sejam tomados.

Além disso, uma vez que são feitos mínimos furos na pele, de rápida cicatrização, não há a presença de cicatrizes.

Onde os fios de PDO podem ser aplicados?

A aplicação dos fios de PDO pode ser feita em várias regiões da face, sendo nas regiões que mais incomodam o paciente, seja pela flacidez ou sinais de desarmonia e falta de contorno. A inserção pode ser feita tanto para tratamento, quanto para fins preventivos.

Entre as possíveis áreas de aplicação estão:

  • Sobre sulcos faciais – como “linha de marionete”, “bigode chinês” e “bochechas de buldogue”;
  • Entre as sobrancelhas (glabela);
  • Ao redor dos olhos – amenização dos “pés de galinha”;
  • Contornos do rosto – para a redefinição do malar, mandíbula, etc;
  • Em cima dos lábios – redução dos “códigos de barras”;
  • Pescoço – amenizar a flacidez;
  • Papada – para o tratamento do tecido adiposo.

Além da aplicação facial, os fios de PDO também podem ser colocados em outras partes do corpo, como a região interna das coxas e abdômen.

Outros objetivos também podem estar associados ao método, como o processo de rinomodelação para erguer o nariz e de Fox Eyes, que busca fazer o levantamento do olhar e arqueamento da sobrancelha.

Muitas pessoas ficam em dúvida se optam por uma sessão de Sculptra ou pela aplicação dos fios, já que ambas atuam como bioestimuladoras de colágeno. Contudo, o Sculptra tem como principal objetivo a restauração do volume facial, se assemelhando a um preenchimento com sua técnica com injeções de ácido poli-L-láctico (PLLA).

Tipos de fios de PDO

Tipos de fios de PDO

Como já dito, dentro dos fios de PDO existem diferenças. Veja quais são os seus principais tipos:

Fios de sustentação de lisos: Os filamentos de lisos possuem um grande potencial para a produção de colágeno no local, melhorando assim a qualidade da pele e reduzindo o aparecimento de hematomas.

São muito indicados em áreas de pele fina, como na glabela, pálpebras, periorbital (ao redor dos olhos) ou região do peitoral.

Fios de sustentação de espiculados: São os tipos de filamentos que possuem garras em sua extensão, permitindo uma melhor fixação no tecido subcutâneo. Esse fator também colabora para com o efeito de levantamento da pele (efeito lifting).

Normalmente, essa técnica é indicada em casos em que haja a estruturação facial com ácido hialurônico (preenchimento facial).

Fios de sustentação Parafusos: Se assemelham bastante aos lisos quanto aos casos indicados, atuando como um leve preenchedor.

Quais são os cuidados após o procedimento?

Assim como em outros tipos de procedimentos, após a colocação dos fios de PDO o paciente considerar alguns cuidados e orientações dadas pelo profissional que fez o procedimento:

  • Evitar exposição ao sol e ao calor excessivo;
  • Usar protetor solar;
  • Evitar manusear ou esfregar o rosto;
  • Evitar a prática de exercícios físicos;
  • Não dormir de bruços – em cima do rosto;
  • Fazer a aplicação de compressas de gelo nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento;
  • Evitar ginástica facial e outros tipos de procedimentos na pele por 48 horas;
  • Não passar produtos na pele sem o consentimento médico.

Aqui o paciente deve considerar os possíveis sintomas após a sessão, como um leve inchaço e vermelhidão (ou arroxeamento) no local, podendo o especialista indicar medidas além do uso de compressas de gelo para que haja a promoção de alívio e a amenização dos sinais percebidos.

Em caso de aplicação do fio de PDO associado a outro tipo de procedimento, também cabe ao profissional que fez o procedimento de encaminhar o paciente as medidas necessárias.

Quais os riscos de colocar fios de PDO

Assim como ocorre em outros procedimentos, após a sessão de colocação do fio de PDO, caso a aplicação seja feita em condições erradas, pode haver o aparecimento de algumas complicações como:

  • Formação de edema (inchaço);
  • Infecções;
  • Hematomas;
  • Eritema (manchas vermelhas na pele);
  • Incômodo e desconforto;
  • Dores no local;
  • Migração do fio;
  • Ondulações na pele;
  • Ruptura;
  • Formação do tecido cicatricial;
  • Extrusão total.

quanto custa o fio de pdo

Quanto custa o procedimento de fio de PDO?

O preço do fio de PDO é bastante variável, alternando quanto o local da aplicação, do tipo de filamento, profissional e clínica escolhida. A faixa de preço do procedimento está entre R$1.000 (mil reais) e R$3.000 (três mil reais).

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar com a colocação dos fios de PDO por um preço acessível e que cabe no seu bolso.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

2 Responses

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *