Quando o assunto é depilação, existem inúmeras técnicas a serem exercidas. No entanto, a depilação a cera é um procedimento feito há anos por mulheres de todo o Brasil. Inclusive, há uma certa preferência por essa prática, já que apresenta uma facilidade e rapidez maior em sua execução, podendo ser realizada no conforto de casa.
Todavia, diversos danos à pele podem ocorrer já na primeira sessão ou nas próximas, como as queimaduras, manchas, cicatrizes, reações alérgicas, desidratação e flacidez.
Confira aqui o que é depilação a cera, passo a passo, benefícios, antes e depois, resultados, como escolher, riscos e quanto custa:
Depilação a cera, o que é?
A depilação a cera é um dos procedimentos mais fáceis e práticos para remover pelos pela raiz, podendo ser realizada tanto em casa quanto em clínicas de estética especializadas. Porém, possui vantagens e desvantagens, visto que o pelo removido volta a crescer após alguns dias.
A maioria das pessoas prefere utilizá-la no conforto do seu próprio lar para economizar tempo e dinheiro indo até uma clínica de estética. Basicamente, é feito o processo de aquecimento da cera em primeiro lugar e, logo em seguida, insere-se uma folha depilatória na direção do crescimento dos pelos.
É necessário retirar a folha rapidamente logo depois da aplicação, puxando-a no sentido oposto do pelo, de modo paralelo e próximo da pele.
Caso seja desejável depilar mais de uma parte do corpo, o processo deve ser repetido da mesma maneira nas próximas regiões, até que a folha perca a aderência.
Passo a passo depilação com cera
O passo a passo da depilação a cera é diferente dependendo do tipo de cera (quente ou fria) que for utilizado.
Por exemplo, o processo depilatório com cera quente exige alguns cuidados a mais, como o uso de roll-on ou espátula.
Pensando nisso, é recomendado escolher qual exercício mais combina com você e se encaixa melhor em sua rotina. Confira mais a seguir.
Depilação com cera fria
Considerado a variação mais básica e prática, a cera fria é recomendada para mulheres que possuem varizes ou sensibilidade ao calor.
Além disso, deve ser usada somente quando os pelos já estão maiores e aplicada corretamente, para removê-los desde a raiz e não parti-los por engano.
Passo 1
Primeiramente, é necessário esfregar rapidamente as folhas da cera entre as mãos ou contra a parte de cima da perna, por volta de 10 a 15 segundos. Posteriormente, é preciso separá-las.
Passo 2
Nessa etapa, deve-se inserir a folha no sentido do crescimento dos pelos. No entanto, caso os pelos apontem para ambos os lados, é necessário inserir a folha uma vez de cima para baixo e logo de baixo para cima, invertendo as direções para que todos os pelos sejam eliminados com eficácia.
Passo 3
Por último, para retirar a folha de depilação é preciso puxá-la ligeiramente na direção contrária do crescimento do pelo, de forma paralela e próxima da pele.
Repita as etapas em todas as áreas que deseja a depilar, usando a folha até que ela não consiga mais se prender a região.
Depilação com cera quente
Enquanto isso, a cera quente é recomendada para as áreas pequenas do corpo ou com pelos mais fortes, como as axilas e virilhas. Além de que, atua na dilatação dos poros da pele, de modo a deixar o processo de remoção ainda mais prática e rápida.
Nesse caso, é necessário utilizar um roll-on ou espátula, para garantir a segurança do paciente.
Passo 1
O primeiro passo a ser seguido é aquecer a cera até que ela esteja um pouco líquida. Vale verificar o material para garantir que a textura está correta, sendo assim, aplique uma pequena quantidade de gotas em um papel, por exemplo.
Se a textura se assemelha ao esperado, insira um pouco de cera em uma região do corpo, como o braço, a fim de conferir se está tudo certo, além de medir a temperatura.
Passo 2
Logo em seguida, deve-se aplicar a cera com o roll-on ou espátula no sentido do crescimento dos pelos e, posteriormente, colocar uma folha de depilação por cima da região que será tratada.
Passo 3
Por fim, basta apenas puxar a folha ligeiramente na direção oposta ao crescimento do pelo, de forma paralela e próxima à pele.
Depilação a cera dói?
A depilação a cera é uma técnica depilatória conhecida pela alta dor que normalmente provoca. O grau do desconforto varia conforme a resistência de cada paciente.
Todavia, é possível afirmar que a tolerância ao incômodo se torna melhor de acordo com a continuidade das sessões, visto que a dor perde a intensidade à medida que o hábito é colocado em prática e o pelo cresce mais fino. O motivo disso é que no começo os pelos ainda estão espessos, então, obviamente a retirada acaba sendo mais dolorosa.
Entretanto, há algumas medidas específicas para amenizar a dor, como é o caso da aplicação de talco em pó sobre a pele, antes de inserir a cera na região a ser tratada.
Além do mais, é aconselhável passar uma pequena quantidade de óleo de bebê na pele para retirar os pelos que sobraram, higienizar o local e aplicar gotas de creme hidratante e relaxante, assim que a prática for finalizada.
Vale ressaltar que, alguns sintomas depois da execução de depilação a cera podem ser comuns, como a irritação e a vermelhidão local. O hidratante é eficiente para acalmar a lesão, bem como a inserção de uma compressa fria.
Depilação a cera benefícios
Diferentemente do uso de lâminas, a depilação a cera contém um toque mais suave e delicado sobre a pele, o que acaba sendo uma vantagem considerável.
As lâminas costumam provocar um aspecto áspero na área tratada, independente de qual aparelho será utilizado, à vista de que não conseguem cortar o fio por inteiro, deixando-o pela metade e fazendo com que incômodos indesejáveis surjam conforme o crescimento ocorre novamente.
Por sua vez, assim que é aderida aos pelos, a depilação a cera exerce a remoção do fio pela raiz. Assim que alcança essa etapa, prolonga o tempo de crescimento, reduzindo a necessidade de depilar em um curto período.
A destruição contínua das raízes dos pelos diminui fortemente o espaço de tempo de outro tratamento depilatório. Fora que, deixa os fios menos espessos e elimina células mortas, funcionando como uma esfoliação corporal. Por causa desses benefícios, a cera está presente na casa de várias mulheres de todo o Brasil.
Depilação a cera antes e depois
Por mais que a depilação a cera seja um dos meios mais práticos para se depilar, apresenta a necessidade de adotar alguns cuidados antes e depois, visando prevenir possíveis reações adversas na pele.
Portanto, as medidas necessárias para manter a área tratada relaxada e calma, são:
- Esfoliar a pele antes do tratamento para prepará-la e auxiliar na prevenção de pelos encravados;
- Esfoliar a pele depois de 3 dias de tratamento, para eliminar bactérias ou resíduos que possivelmente tenham se acumulado entre os poros e folículos;
- Usar cremes hidratantes depois do tratamento para amenizar a vermelhidão e aderência na pele;
- Usar roupas de tecido leve no dia da depilação a cera, a fim de prevenir atritos e irritações na pele;
- Usar filtro solar e evitar exposição aos raios solares depois da depilação;
- Não usar ácidos na área depilada por, no mínimo, 10 dias.
Quanto tempo dura a depilação com cera?
A depilação a cera não é um mecanismo definitivo e, por esse motivo, é importante estar por dentro do seu período de duração para saber qual será a próxima aplicação.
No geral, os efeitos adquiridos com esse tipo de depilação podem atingir uma duração de até 25 dias, porém, os períodos variam de acordo com a forma que os organismos reagem ao método. Cada metabolismo funciona de um jeito, então, não há como afirmar quantas semanas de resultados ativos serão.
É importante evidenciar que, por se tratar de um procedimento abrasivo, não é aconselhável repeti-lo nos próximos 30 dias após a última sessão. É preciso que os pelos fiquem visíveis novamente para se submeter a outra.
Qual a melhor cera para depilação e como escolher?
Como você viu ao decorrer do artigo, a cera quente é indicada para pequenas regiões do corpo ou com pelos mais espessos e endurecidos, como a virilha e as axilas. Sendo assim, os indivíduos que almejam saber qual a melhor cera para depilação nestes locais podem investir nesse material.
São adquiridos ainda mais benefícios em virtude da eficácia que o tipo de cera possui em dilatar os poros, visando remover a maior quantidade possível de pelos.
Contudo, os pacientes que desejam tratar maiores áreas onde os pelos são mais fracos, como os braços e as costas, devem recorrer ao tratamento com cera fria.
A variação não fornece chances de queimaduras e apresenta um elevado tempo de duração, que pode atingir 30 dias.
Porém, a espera entre cada uma das sessões é maior, pois os pelos precisam estar com, pelo menos, 0,5 cm para que o procedimento aconteça.
O desempate entre as duas técnicas normalmente se dá pelo fato que o calor da cera quente os retira com mais facilidade, por essa razão, costuma ser a mais escolhida.
Riscos da depilação a cera
Uma das desvantagens que o procedimento de depilação a cera apresenta é a sua curta duração quando comparado aos efeitos que as técnicas de depilação a laser oferecem.
Apesar de contar com a possibilidade de eliminar diversos pelos ao mesmo tempo, urge a necessidade de repetir várias vezes o mesmo processo para que os pelos fiquem menos espessos, proporcionando os resultados esperados.
Como a folha de cera é aquecida para ser inserida na pele, a sua temperatura ainda é extrema quando inserida na região a ser tratada, o que eleva as chances de queimaduras se não for colocada de forma adequada. Tudo isso é bastante perigoso, especialmente para quem é um pouco desastrado.
As lesões abrasivas provocam manchas escurecidas no local e até mesmo cicatrizes no corpo, de difícil clareamento, que em alguns casos, podem nem sequer desaparecer.
Levando em consideração a agressividade do mecanismo utilizado, aumenta a sensibilidade da área depilada, como buço, virilha, axilas, pernas, braços e costas.
Por conta dessa hipersensibilidade, os riscos de desenvolver infecções são maiores, ainda mais quando se trata da região íntima, local onde os agentes externos invadem com mais facilidade. A invasão causa danos altamente prejudiciais, colocando em risco à saúde da mulher.
Dependendo da substância usada, a depilação a cera contém a propensão de acarretar reações alérgicas na derme. Sem contar que, é bem provável que a pele sofra uma extrema desidratação, já que a perda de água dos tecidos é grande e acelerada.
Consequentemente, é provocado um excesso de flacidez. Portanto, investir em tratamentos como a depilação a laser pode ser a opção ideal. Dessa forma, há como se sentir seguro e evitar machucados que podem aparecer com o uso de lâminas ou cera.
Quanto custa depilação a cera?
A depilação a cera é um tratamento que contém um custo muito acessível e, em razão desse fator, demonstra uma forte quantidade de pessoas que preferem realizar tal mecanismo do que outros tipos de depilação.
Entretanto, como a técnica depilatória exige que o procedimento seja feito de novo em um curto espaço de tempo, se formos colocar na balança todo o processo não compensa no final das contas.
Por exemplo, quando comparado com o valor de uma depilação a laser, que é um tratamento praticamente definitivo, acaba mostrando um custo muito alto e insatisfatório.
Além disso, o preço médio de cada sessão de depilação a cera oscila conforme o método que o procedimento executa.
De modo geral, os valores costumam ser R$40,00 (quarenta reais) para perna inteira, R$25,00 (vinte e cinco reais) para meia perna, R$50,00 (cinquenta reais) para virilha completa e R$20,00 (vinte reais) para axilas.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário