cravos no rosto

Cravos no rosto: o que são, causas e como acabar com eles

Os cravos no rosto são um problema para várias pessoas, independente da idade ou tipo de pele.

Esses pontos pretos são bem comuns, mas acabam por comprometer de forma significativa a autoestima, principalmente em casos mais graves.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre os cravos no rosto e quais são as melhores formas de tratamento.

O que são cravos no rosto?

Os cravos no rosto, também chamados de comedões, são os famosos pontinhos pretos ou brancos bem comuns na adolescência.

Independente se a pele é seca, oleosa ou equilibrada, os cravos são comuns e podem ser causados pelo acúmulo de sebo no interior dos poros ou folículos capilar aberto (preto) ou fechado (branco), que passam por uma infecção por bactérias ou ácaros.

Os cravos também podem estar associados à oleosidade da pele e ao acúmulo de células mortas. Quanto à oleosidade, é comum que os comedões apareçam na “zona T” da pele, na testa, nariz e queixo, já que são as áreas em que esse fator é mais predominante.

Mesmo que nem sempre causem algum tipo de desconforto, os cravos causam grande incômodo, por conta de seu comprometimento causado à saúde da pele e à estética facial.

o que causa cravos no rosto

O que causa cravos no rosto?

A causa do aparecimento de cravos no rosto, como dito, está diretamente relacionada ao excesso de óleo na pele, sendo recorrente não só nas áreas da face em que há uma alta produção de oleosidade mas também no restante do corpo em que há a alta produção de sebo, tal como costas e colo.

Dessa forma, é por meio da grande quantidade de óleo na pele, que existe a obstrução e o entupimento dos poros ou folículos, fazendo com que fique mais denso.

Quais são os tipos de cravos?

Ao contrário do que muitos pensam, os cravos não são apenas pretos, e também podem assumir uma coloração esbranquiçada, o que ocorre com menos frequência.

Conheça as circunstâncias desses dois tipos de cravo:

Cravos pretos ou abertos: ocorrem quando há o processo de oxidação dos poros, que por não terem pele os “protegendo”, acabam por acumularem gordura, células, queratina, sujeira e poluição, fazendo com que assumam uma coloração escura. Aqui ainda o poro obstruído é mais largo, favorecendo o contato do sebo com o ar.

Cravos brancos ou fechados: aparecem quando a pele que reveste a lesão permanece fechada, fazendo com que haja o aparecimento de bolinhas brancas que permanecem neste estado pela falta de contato com o ar, já que seus poros são mais estreitos.

Vale ressaltar que as espinhas são resultantes do desenvolvimento dos cravos, sendo considerando o seu grau mais evolutivo. Em contato com as bactérias, o local acaba inflamando, fazendo com que a acne seja superficial ou mais profunda.

Assim sendo, é muito importante evitar o aparecimento dos cravos, tal como tratá-los antes que a situação se agrave.

Como prevenir?

A prevenção dos cravos no rosto está diretamente relacionada com a adesão de cuidados de rotina da pele, ou skincare. Desse modo, para evitar o aparecimento dos comedões e manter uma pele mais bonita e saudável, deve-se considerar algumas medidas importantes, são elas:

  • Manutenção da higiene diária da face – limpeza facial, esfoliação, tonificação e sérum;
  • Esfoliar a pele ao menos 2 vezes por semana para a remoção de células mortas e liberação dos poros;
  • Hidratação diária da pele facial;
  • Uso regular do protetor solar – de FPS superior ou igual a 30;
  • Manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável – rica em frutas, verduras e alimentos anti-inflamatórios;
  • Boa ingestão de água – para que as toxinas sejam eliminadas e haja a maior produção de suor;
  • Prática regular de exercícios para o bom aspecto da pele;
  • Uso de produtos que não obstruem os poros – chamados de não comedogênicos;
  • Sempre realizar a remoção da maquiagem;
  • Preferência por fórmulas cosméticas e protetores solares livres de óleo;
  • Não cutucar os cravos para que não se virem espinhas;
  • Evitar tocar a pele com mãos sujas;
  • Uso de máscaras removedoras de cravos regularmente – como máscara de carvão;
  • Não espremer espinhas e usar loções secativas.

É importante ter em mente que mesmo que o desenvolvimento de cravos seja mais favorável em peles mais oleosas, peles mistas, secas e normais também sofrem com esse tipo de alteração, fazendo com que seja essencial manter essa rotina de cuidados.

Para que você saiba qual o seu tipo de pele e para que você receba as orientações preventivas de acordo com suas particularidades, é necessário consultar um dermatologista, principalmente diante do aparecimento recorrente de cravos.

cravos e espinhas no rosto

Como tratar os cravos e espinhas no rosto?

O tratamento para pele com cravos é bem semelhante à sua ação preventiva, e também se baseia na adesão de bons hábitos.

Confira quais são as principais medidas a serem tomadas:

Se atente a uma limpeza de pele diária

A limpeza de pele diária é o principal cuidado que se deve ter em relação à pele do rosto. É por meio dessa etapa que se é possível evitar que haja o acúmulo de oleosidade e sujeira no rosto.

É importante considerar que para que essa limpeza seja feita de forma profunda e eficaz, é necessário optar por um sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele. O uso de uma água micelar também pode promover uma higienização ainda mais eficiente.

Deve-se ter em mente que por essa fase a pele é beneficiada pelo controle de oleosidade e por um efeito detox.

A limpeza da pele não deve ser feita exageradamente ou utilizando produtos agressivos a proteção natural da pele (manto hidrolipídico), já que pode remover toda a sua hidratação natural e causar o que é chamado de efeito rebote.

Use sabonetes próprios ao seu tipo de pele

Para que se tenha acesso aos benefícios da limpeza, é importante que os produtos utilizados sejam próprios para o seu tipo de pele.

Vale considerar que uma limpeza de qualidade não só previne o surgimento de cravos e espinhas, mas remove o excesso de óleo, desobstruindo os poros, isso quando se utiliza um sabonete adequado.

Para pessoas que sofrem de peles oleosas e acneicas, a melhor indicação são sabonetes em gel, que além de limparem a pele, promovem um aspecto refrescante.

Procure por compostos de ação contra cravos

Ainda sobre os produtos a serem utilizados, além de considerar o seu tipo de pele, os compostos também devem ser levados em conta.

O recomendado é que os produtos utilizados possuam ingredientes de ação anti-acne, tal como o ácido salicílico, que diminui a oleosidade, e o retinol que atua como esfoliante químico.

O uso de máscaras de argila também estão entre as indicações graças as suas vantagens, como a limpeza, detox e controle de oleosidade, de preferência a argila verde.

Não deixe a esfoliação de lado

Considerando as circunstâncias para o aparecimento dos cravos, a esfoliação é uma grande aliada em meio ao tratamento. Por meio de uma esfoliação regular, além da limpeza da pele, é feita a desobstrução dos poros, e até mesmo a renovação celular.

A indicação é que a esfoliação da pele ocorra semanalmente, sendo de até duas vezes na semana para pessoas de pele oleosa.

Uma vez que a pele acneica tende a ser irritadiça e sensível, não é necessário usar força para durante os movimentos da passagem.

Hidratação regular da pele

A hidratação não é indicada apenas para que seja feita a reposição de nutrientes na pele, e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma etapa que deve ser ignorada em peles oleosas ou acneicas.

Nesse caso, é importante considerar que passos como a própria limpeza de pele e a esfoliação acabam por levar ao ressecamento do rosto. Contudo, o recomendado é que a pele seja hidratada todos os dias, procurando cremes com menor quantidade de óleo em sua composição.

Uso diário de protetor solar

A proteção pelo uso do filtro solar deve ser diária, evitando que a pele fique desprotegida e suscetível aos efeitos dos raios solares.

Além disso, a falta do uso do filtro solar colabora para o aumento da produção de sebo, acabando por favorecer o aparecimento e a evolução de cravos.

Adesão de bons hábitos

A saúde de nossa pele está diretamente relacionada aos nossos hábitos cotidianos. Dessa forma, não adianta que a skincare seja bem feita se não há uma alimentação saudável e a realização de exercícios regularmente.

Além desses bons hábitos refletirem em uma melhor saúde do organismo, também acabam por estimular a produção de colágeno na pele.

Nunca esprema cravos

Mesmo que pareça fazer parte do senso comum, o ato de espremer cravos ou espinhas é um dos principais vilões de uma pele bonita e saudável.

Em consequência desse ato, pode-se desenvolver processos inflamatórios, manchas ou complicações na pele. Dessa forma, para a remoção dessas alterações indesejadas, é necessário recorrer aos cuidados de um profissional.

Limpeza de pele profissional periódica

A limpeza de pele feita em consultório é a solução para que haja uma limpeza ainda mais profunda dos cravos.

Esse procedimento, assim como a skincare, segue algumas etapas, são elas: higienização, esfoliação, promoção de emoliência e adstringência, acalmamento da pele, aplicação de produtos específicos ao tipo de pele e finalização por protetor solar.

Por meio dele há a redução de inflamações, a desobstrução de poros e óstios, a prevenção de acne e cravos, a promoção de uma higienização profunda, aumento da oxigenação e da absorção da pele, e a remoção de resíduos da pele.

A limpeza de pele profissional deve ser feita por todos os tipos de pele, seguindo as orientações feitas pelo dermatologista. Em geral, pessoas de peles oleosas e acneicas devem se submeter ao procedimento a cada 30 dias, e de demais tipos, a cada 2 ou 3 meses.

limpeza de pele profissional

Quanto custa uma limpeza de pele profissional?

O valor de uma limpeza de pele profissional é bastante variável, dependendo da localização, do profissional e clínica escolhidos.

Aqui na Hamonir, você tem acesso aos benefícios da limpeza profunda por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *