Você já se sentiu inchada ou inchado sem motivo aparente?
Pois é, muitas pessoas ligam o inchaço ao ganho de peso e assim ao acúmulo de gordura, mas você sabia que o inchaço também pode ser advindo da retenção de líquido?
É sobre isso que vamos tratar este artigo, e você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre e como reverter essa situação:
Retenção de líquido, o que é?
A retenção de líquido é o nome técnico dado ao inchaço e ao acervo de líquido no organismo. Normalmente isso ocorre devido a efusão de um líquido pobre em proteínas do sangue, que ao sair dos vasos sanguíneos recorre ao tecido subcutâneo.
O inchaço pelo acúmulo de líquido pode acometer uma só região (normalmente os pés) ou todo o corpo, acabando por deixar uma marca/sulco temporariamente. No entanto, o inchaço tende a ser mais visível no rosto, pernas e mãos, o que compromete a autoestima.
O diagnóstico do quadro de retenção de líquido é feito por meio de uma avaliação com o médico, que irá avaliar o quadro clínico do paciente e poderá encaminhá-lo a exames cardiológicos, hormonais, de sangue (para a dosagem de sais e proteínas) e veias (nas pernas em último caso).
É essencial buscar ajuda médica para tratar o inchaço da retenção em casos em que ele for identificado em apenas um dos lados e acabar por comprometer regiões incomuns, tal como as pálpebras do rosto.
As mulheres são mais afetadas pela retenção de líquido do que os homens, sendo que essa incidência tende a ser mais comum em meio a menopausa e o período pré-menstrual. Com a retenção, as mulheres sentem que ganharam peso, o que afeta diretamente na autoestima e qualidade de vida.
Nas mulheres, é normal que o inchaço também seja percebido no período menstrual e na gravidez.
Quais as causas da retenção de líquido?
A retenção de líquido ocorre pelo acúmulo de água entre uma célula e outra. Entre as principais causas da retenção de líquido pode-se citar:
- Alterações na pressão sanguínea;
- Sedentarismo;
- Problemas e variações hormonais;
- Ingestão inadequada da quantidade de proteínas e sais;
- Certos medicamentos;
- Má circulação do sangue em certas regiões;
- Alimentação incorreta – com um alto consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em sódio;
- Má ingestão diária de água;
- Problemas nos rins, fígado e coração;
- Doenças – como doença de tireóide (como o hipotireoidismo), insuficiência linfática, cirrose hepática e síndrome nefrótica;
- Consumo excessivo de bebida alcoólica;
- Ação da força gravitacional
Quais são os graus da retenção de líquido?
A retenção de líquido pode ser identificada em diferentes graus, que podem ser identificados segundo certas particularidades, são eles:
Primeiro grau: na primeira fase da retenção de líquidos não há a presença de ondulações ou anomalias perceptíveis na pele. Nesse estágio não é preciso muito alarde, uma vez que é uma reação natural do corpo. Somente com o estímulo da circulação é possível haver o tratamento do caso.
Segundo grau: aqui já é possível observar o aparecimento de furinhos na pele acompanhando o inchaço.
Terceiro grau: nessa fase há o aparecimento de nódulos bem visíveis. Tanto aqui quanto no segundo grau é necessário um tratamento mais rígido, por meio de uma alimentação leve e uma rotina de exercícios.
Quarto grau: nessa fase há o aparecimento de muitos nódulos de aspecto rígido. Aqui o paciente sente desconforto, dores e inchaços intensos, fazendo com que a adesão de hábitos saudáveis, e o tratamento por medicamentos anti-inflamatórios, ocorra o quanto antes, podendo até mesmo ser necessário a realização de cirurgia.
Afinal, como reverter esse problema?
Uma vez que a retenção de líquido é capaz de comprometer de forma significativa na autoestima é comum que se busque formas de amenizar o seu efeito.
Confira o que fazer para prevenir e amenizar a condição:
- Procure deitar com os pés mais elevados que o corpo;
- Pratique exercícios regulares, como caminhadas e passeios de bicicleta;
- Caso você trabalhe muito tempo na mesma posição (sentada ou em pé), o indicado é fazer intervalos no dia para se movimentar e estimular a circulação corporal;
- Procure manter uma alimentação balanceada – evitando alimentos ricos em açúcar, conservantes, embutidos e ricos em sódio e procurando incluir alimentos mais saudáveis como verduras legumes, leguminosas e oleaginosas;
- Incluir alimentos como melancia, melão e abacaxi que são frutas com alto poder diurético e com um alto potencial em eliminar toxinas;
- Incluir alimentos probióticos (como iogurtes) na dieta também ajudam contra o inchaço, uma vez que estimulam a flora intestinal, ajudando na melhor absolvição dos nutrientes e na redução do inchaço;
- Não esqueça de manter uma boa hidratação, já que a desidratação é uma das causas da retenção de líquido e quanto mais água se consome, maior a eliminação das toxinas e redução do inchaço.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas – por conta das toxinas;
- Medicação – o uso de medicamentos venotônicos, quando prescritos pelo médico, já que atuam aumentando a tonicidade das veias. Diuréticos podem ser indicados em casos de acúmulo de sal ou sódio, eliminando o seu excesso na urina.
- Optar pela drenagem linfática – uma vez que esse procedimento estimula a circulação sanguínea e atua diretamente na redução do acúmulo de líquido.
Contudo, não hesite em contatar o médico para que a melhor abordagem seja indicada, além de que se destaque causas mais graves como insuficiência renal ou cardíaca.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário