bioplastia antes e depois

Bioplastia: o que é, para que serve, como é feita e riscos?

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A bioplastia é um procedimento estético que tem como objetivo corrigir imperfeições estéticas que existem no corpo e no rosto. O tratamento também permite uma maior participação do paciente, visto que é possível definir a quantidade de volume a ser preenchida. 

Existem algumas áreas onde o profissional deve tomar cuidado quando se trata da aplicação de substâncias biomateriais, visto que são mais propensas a terem reações adversas. Dessa forma, é possível garantir que maiores complicações não aconteçam, obtendo uma grande satisfação.

Veja aqui o que é bioplastia, tipos, benefícios, como é feita, antes e depois, tempo de duração, riscos e valores:

O que é bioplastia?

A bioplastia é um procedimento estético que atende pessoas que pretendem melhorar tanto a aparência do rosto quanto a aparência do corpo. É possível que ele seja usado para fins estéticos ou reparadores, a depender da escolha do paciente e do profissional responsável pelo tratamento. 

Geralmente, homens e mulheres que optam pelo tratamento facial pretendem alinhar e corrigir ângulos faciais a fim de proporcionar uma maior harmonia e assimetria. Em alguns casos, o intuito é apenas realçar traços que já existem e possuem potencial. Mas, também há a possibilidade de realizar a técnica para a reconstrução corporal, aplicada quando determinadas estruturas físicas estão comprometidas. 

O produto mais utilizado na bioplastia é a substância polimetilmetacrilato, também conhecida como PMMA. Em determinados casos, os profissionais também optam por utilizar ácido hialurônico, ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona.

De qualquer forma, há como preencher a área a ser tratada da maneira que o paciente desejar, o que traz uma maior prioridade de escolha. Em consequência, as regiões faciais e corporais não deixam de apresentar naturalidade. O procedimento é requisitado por ser minimamente invasivo, conhecido como uma cirurgia sem cortes. 

mulher pensando em fazer bioplastia

avaliação gratuita

Quais são os tipos de bioplastia?

Assim como falamos anteriormente, a bioplastia é um procedimento que pode ser usado no rosto e no corpo. Dessa forma, os benefícios do tratamento podem ser distribuídos para diversas regiões faciais e corporais, não necessitando focar apenas em uma parte. Por isso, a técnica é extremamente versátil. 

Mas, é importante deixar claro que os profissionais de saúde aconselham que os pacientes não realizem a cirurgia sem cortes em regiões onde há músculos. Exemplos disso são a bioplastia de glúteos ou coxas. 

Essas áreas apresentam uma grande quantidade de veias e artérias, o que acaba sendo bastante perigoso. Os riscos são tão grandes que podem variar entre processos infecciosos, embolia pulmonar e necrose. Em alguns casos, os danos podem ser fatais. 

Por esse motivo, recomenda-se que as pessoas com interesse na bioplastia conversem com o profissional responsável pelo procedimento para analisar as possíveis áreas a serem tratadas. Logo, é possível assegurar que as boas condições gerais de saúde sejam mantidas. 

Normalmente, homens e mulheres procuram pelo procedimento com interesse em tratar os seguintes locais:

  • Queixo;
  • Lábios;
  • Mandíbula;
  • Maçãs do rosto;
  • Nariz;
  • Região íntima;
  • Glúteos;
  • Dorso das mãos;
  • Panturrilhas;
  • Ombro;
  • Peitora;
  • Cabelo.

Quais os benefícios da bioplastia?

Como você viu, a bioplastia é conhecida como cirurgia plástica sem cortes por ser um procedimento minimamente invasivo que impede os pacientes de passarem por intervenções cirúrgicas. E mesmo dessa forma consegue proporcionar vantagens para a aparência, incluindo não só benefícios estéticos, como também reparadores. 

Com a realização desse procedimento, é possível que homens e mulheres retornem às suas atividades diárias de uma maneira muito rápida. Tanto que, não é preciso que fiquem internados em ambiente hospitalar. A entrega de resultados também é bastante rápida, o que aumenta a procura pelo tratamento. Neste momento, confira os benefícios. 

Diminui rugas e linhas de expressão 

Um dos motivos que levam as pessoas a optarem pela realização da bioplastia é a possibilidade da diminuição de rugas e linhas de expressão, especialmente daquelas que aparecem em volta da boca. 

Porém, é possível que o procedimento seja feito para preencher pequenos detalhes que prejudicam a aparência da face, como é o caso da formação de sulcos. Essa formação vem do processo de envelhecimento, que também pode ser prevenido com o procedimento. 

Deixa a área da bochecha mais acentuada

A bioplastia também pode ser feita na região das maçãs do rosto, visando corrigir disfunções estéticas que acometem a área em razão do processo de envelhecimento. A indicação da realização desse procedimento é feita principalmente para quem quer repor o volume perdido. 

Dessa forma, há como contar com uma maior acentuação, que deixa o rosto mais simétrico. Em consequência, o contorno do rosto fica mais definido, aumentando a autoestima e a autoconfiança do paciente. 

Corrige imperfeições do nariz 

A bioplastia também é capaz de corrigir as disfunções estéticas que acometem o nariz. Algumas pessoas têm como objetivo levantar a ponta da região, enquanto outras possuem o desejo de reduzir a base dela. De qualquer forma, um especialista qualificado e responsável é capaz de definir a medida mais ideal a ser seguida, visando deixar o rosto do paciente mais simétrico e harmonioso. 

Trata as assimetrias da região do queixo

Para quem busca um rosto mais acentuado, a bioplastia pode fazer toda a diferença. Com a realização desse procedimento estético, é possível ter um rosto mais simétrico, que se encaixa perfeitamente ao restante do corpo. Ao reduzir imperfeições, o paciente começa a ter mais autoestima e autoconfiança, apresentando um mento acentuado e com um ótimo contorno. 

Preenche o tamanho dos lábios

Para os homens e mulheres que desejam aumentar o tamanho dos lábios, a bioplastia pode ser uma ótima opção. O diferencial que esse tratamento apresenta é a possibilidade de aumentar o volume da maneira que quiser. Ou seja, o paciente também exerce um papel fundamental nos resultados, visto que ele pode ajudar na definição dos limites.

Promove a elasticidade da pele das mãos 

Com o processo de envelhecimento, as pessoas também começam a apresentar menos elasticidade na pele das mãos. Geralmente, essa parte do corpo não recebe a devida atenção para tratamento de disfunções estéticas, mas o cuidado adequado faz com que a aparência fique mais jovial. 

Como é feita a bioplastia?

Antes de tudo, é crucial que o paciente tenha em mente que para ter bons resultados com a bioplastia é preciso realizá-la com o auxílio de profissionais capacitados. Portanto, aconselha-se que o procedimento seja feito por um médico que possua especialização em Cirurgia Plástica e Dermatologia.

Além do mais, é importante que o profissional seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Dessa forma, é possível evitar maiores complicações. 

Dito isso, o paciente passa a realizar o tratamento com uma maior segurança. O procedimento é iniciado com marcações nas áreas que possuem disfunções estéticas e precisam ser tratadas. Mas, antes disso, um anestésico é aplicado para que haja menos desconforto. 

Logo, uma micro agulha é introduzida para fazer a distribuição do polimetilmetacrilato. Essa ação é realizada de acordo com o intuito de cada procedimento. De todo modo, é fundamental que seja adotada uma cautela, já que substâncias em grandes quantidades podem causar danos à saúde. 

Com uma determinada moderação, há como proporcionar um preenchimento suave e natural em uma área específica do corpo ou do rosto. Para isso, é importante que o médico aja de maneira racional e responsável.

mulher realizando bioplastia no rosto

Quanto tempo dura o efeito da bioplastia?

Outra razão para a bioplastia ser tão requisitada consiste no seu tempo de duração. O espaço de tempo que ela permanece no corpo é bastante duradouro, especialmente se o procedimento for feito com polimetilmetacrilato

Nesse caso, os efeitos positivos podem ser estendidos por até cinco anos. Mas, é importante ter em mente que os resultados variam de pessoa para pessoa. O bom estilo de vida também faz toda a diferença para a manutenção da boa aparência, devendo ser aplicado diariamente. 

É seguro fazer bioplastia?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o PMMA não é uma substância biocompatível com o organismo. Por essa razão, na maioria das vezes não há como reverter os efeitos do procedimento, visto que ele se dissemina pelo corpo e se torna permanente. 

Por isso, aconselha-se tomar o máximo de cuidado possível com a quantidade de sua aplicação. Inclusive, o uso dessa substância não é mais permitido, sendo realizada de maneira errônea por profissionais que não possuem a aprovação de realizar o tratamento. 

Com isso, ao buscar uma melhoria significativa na autoestima e autoconfiança, diversos homens e mulheres passam a ter a aparência prejudicada, sendo atormentados por novas disfunções estéticas. Em consequência, essa possibilidade gera um grande impacto emocional e físico, de modo a interferir no bem-estar.

Por isso, é muito importante que os profissionais de clínicas de estética alertem os pacientes sobre as reações adversas da bioplastia, as quais podem ser:

  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Embolia pulmonar;
  • Necrose.

Quanto custa uma bioplastia?

Se você deseja saber qual o preço médio de uma bioplastia, é importante ter em mente que os valores podem variar conforme a região a ser tratada. De modo geral, é possível encontrar o tratamento disponível a partir do preço de R$8.000 (oito mil reais). 

De todo modo, é recomendado conversar com um profissional de saúde qualificado e responsável, visando descobrir se esse é o tratamento ideal para você. Dessa forma, há como assegurar as boas condições gerais de saúde, evitando o surgimento de maiores riscos. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *