Você conhece a bambuterapia? A bambuterapia é um procedimento de estética natural multifuncional, capaz de trazer uma série de benefícios para o paciente.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a bambuterapia, como funciona, quais são os principais benefícios, contraindicações, cuidados e quanto custa:
O que é Bambuterapia?
A bambuterapia é uma técnica de estética facial e corporal criada pelo francês Gill Amsallem e que é capaz de trazer uma série de benefícios não só para a estética, mas também para a autoestima, bem-estar e qualidade de vida.
A massagem proporcionada pela bambuterapia pode ser feita tanto no rosto quanto no corpo. A abordagem é baseada na aplicação de bambus de acordo com o contorno.
Contudo, os bambus que dão o nome ao procedimento são mais usados por fins estéticos e diante de uma massagem terapêutica.
A forma como é feita a terapia manual ou massoterapia com bambus alterna quanto às necessidades e particularidades do procedimento, tratando o incômodo específico. Dessa forma, o profissional responsável pela bambuterapia utiliza uma técnica correta para que o bambu deslize sobre o corpo sem lesioná-lo.
Com a valorização dos benefícios adquiridos com a técnica, atualmente há a venda de kits específicos de bambuterapia. Com a sua popularização ao redor do mundo, a prática ganhou novos significados. Na cultura chinesa, a massagem feita representa, além de um conceito estético, força, leveza e flexibilidade.
O profissional mais capacitado para a realização da técnica é o biomédico estético. Logo, procure por um profissional qualificado que tenha certificação em bambuterapia.
Quais são as indicações da bambuterapia?
Considerando que é uma técnica capaz de atuar com diferentes objetivos e visando diferentes benefícios, a bambuterapia pode ser indicada em uma série de situações.
Conheça quais são as principais:
- Redução de medidas;
- Redução da celulite;
- Eliminação de toxinas;
- Combate à gordura localizada;
- Combate à flacidez corporal.
Dependendo de seu objetivo, a técnica pode ser utilizada com fins de relaxamento, drenagem e modelagem. Em meio a uma massagem terapêutica, os bambus podem atuar como prolongamento dos dedos do profissional, fazendo com que seja possível serem alcançadas todas as regiões do corpo.
Como é feita?
A abordagem da bambuterapia vai depender dos objetivos do paciente com a realização da técnica.
Dessa forma, podem ser utilizados bambus de diferentes tamanhos e espessuras, que possuem como objetivo se adaptarem a cada região do corpo, da face aos pés.
Os bambus podem ser utilizados na face em meio a diferentes tipos de procedimento, como a massofilaxia facial e a drenagem linfática, e no corpo por meio da massagem modeladora, massagem relaxante, massagem terapêutica, shiatsu e drenagem linfática.
Na aplicação da bambus, é necessário que o profissional tome cuidado para que o paciente não sinta desconforto e não acabe criando hematomas na pele do cliente.
Para que sejam utilizados de forma segura e confortável, deve-se considerar algumas formas de preparo. Dessa forma, é necessário que os bambus tenham uma superfície regular, sejam lixados e envernizados, promovendo assim um melhor deslizamento na pele.
Além disso, é importante que estejam sempre higienizados antes de ser utilizado em cada paciente.
Os movimentos da passagem variam quanto aos objetivos, mas em geral, devem ser feitos com cuidado. Quando são utilizados movimentos suaves, leves, e de forma lenta, considerando o sentido linfático, atuam com o efeito de uma drenagem linfática, fazendo com que os inchaços (edemas) sejam diminuídos.
Uma vez que o tratamento proporciona é feito com movimentos lentos, porém mais intensos, o tratamento proporciona relaxamento profundo dos músculos, atuando como uma massagem relaxante ou terapêutica.
Por fim, diante de movimentos mais rápidos e intensos, a abordagem de bambuterapia passa a assumir a finalidade de modelar a gordura localizada, tendo um efeito de massagem modeladora.
A técnica pode ser feita sobre a roupa ou diretamente na pele, variando quanto ao tipo de abordagem realizado. Quando utilizada por fins de relaxamento, é possível que seja feita sobre a roupa, enquanto, assumindo a função modeladora, para melhores resultados, deve ser feita de forma direta na pele.
A bambuterapia pode ser feita com uma sessão e utiliza apenas bambus, durando cerca de 15 a 90 minutos, dependendo de sua finalidade. Visando melhores resultados, pode ser associada a outros procedimentos tal como a massagem modeladora, relaxante, drenagem linfática ou até mesmo auxiliando tratamentos de fins terapêuticos.
Bambuterapia antes e depois, quais são os benefícios?
Como dito, a bambuterapia é capaz de proporcionar uma série de benefícios ao corpo.
Conheça quais são:
- Alívio das tensões musculares;
- Amenização das linhas de expressão;
- Melhora do tônus muscular;
- Redução de edemas (inchaços);
- Estímulo ao fluxo sanguíneo;
- Melhora do retorno venoso;
- Suavização da celulite;
- Remodelação da gordura localizada;
- Melhora do estresse;
- Otimização da sensação de bem-estar;
- Melhora do funcionamento do intestino e da constipação intestinal;
- Melhora da flacidez da pele;
- Tranquilização da mente;
- Promoção de relaxamento;
- Melhora da circulação do rosto;
- Melhora da elasticidade da pele;
- Oxigenação e nutrição dos tecidos;
- Remodelação da gordura localizada.
A bambuterapia possui as mesmas indicações da massagem clássica, isso considerando o seu potencial para redução de dores musculares e assim, a promoção de bem-estar e melhora na qualidade de vida.
Em meio de tantos benefícios, a promoção de relaxamento é um dos destaques da bambuterapia, isso graças a liberação de neurotransmissores pelo corpo, tal como endorfina, serotonina e ocitocina, que estão por trás deste efeito.
Quanto às vantagens da bambuterapia na barriga e a perda de medidas, não há nada definido. Contudo, caso o paciente associe o procedimento a uma alimentação equilibrada e a ingestão de água e exercícios físicos, pode-se ser possível observar algum sinal de emagrecimento.
Vale considerar que não há especificamente a perda de gordura, já que não há a quebra de gordura pelo procedimento, mas sim a remodelagem. Considere ter uma avaliação com o profissional responsável para que ele analise essa possibilidade, já que dependendo do volume abdominal a redução pode não ser percebida.
A bambuterapia, quando associada a drenagem linfática, é capaz de ter os seus benefícios otimizados, graças à eliminação de toxinas e ao efeito modelador. Além disso, a drenagem linfática é capaz de ajudar no tratamento da celulite e até mesmo da gordura localizada.
Quais são as contraindicações?
Mesmo se tratando de uma técnica tranquila, a bambuterapia possui algumas contraindicações, são elas:
- Grávidas – antes dos 3 meses e após somente com a autorização de um ginecologista ou obstetra;
- Diabete descontrolada;
- Febre;
- Hipertensão e/ou hipotensão desequilibradas;
- Trombose venosa profunda (TVP);
- Tromboflebite;
- Infecções;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal;
- Neoplasia;
- Dermatites no local;
- Câncer;
- Fraturas ou cirurgias recentes;
- Alterações de sensibilidade;
- Cardiopatia descompensada;
- Hipertireoidismo.
Para que haja a identificação de indicações ou contraindicações ao procedimento, é necessário que seja feita uma avaliação com o profissional anteriormente, para que seja recomendada a abordagem mais indicada.
Qual o número de sessões necessárias?
O número de sessões indicadas irá depender dos objetivos por trás do procedimento e da observação dos resultados pelo paciente e profissional.
Diante de casos como melhoria do contorno corporal, modelagem, tratamento auxiliar de celulite e gordura localizada, o indicado é que sejam feitas de 2 a 3 sessões por semana, alternando os dias. Já em casos em que o objetivo principal seja a promoção de relaxamento, a bambuterapia pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana.
Quanto a duração da sessão, somente a bambuterapia tende a durar por volta de 15 minutos, contudo, uma vez que ela está frequentemente associada a um procedimento específico, essa duração pode variar. Por exemplo, quando associada ao procedimento de drenagem linfática, massagem terapêutica ou relaxante, a duração pode variar de 45 a 90 minutos.
Qual o preço da bambuterapia?
O preço da bambuterapia é bastante variável, considerando o número de sessões, os objetivos, presença de procedimentos associados, profissional e clínica.
Em média, uma sessão de bambuterapia pode ir de R$50 (cinquenta reais) a R$ 280 (duzentos e oitenta reais).
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário