Zoom em barriga de paciente mostrando a cicatriz de sua abdominoplastia

Abdominoplastia valor: conheça detalhes e quanto custa!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica bem comum e muito realizada pelo público feminino. Isso, já que trata de forma definitiva uma das principais queixas, não só de mulheres, mas também homens, a gordura localizada do abdômen.

Confira aqui como funciona a técnica, como ela pode renovar a sua autoestima e quanto custa:

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma das principais cirurgias plásticas que envolve a remoção do excesso de gordura e pele, já que envolve uma das regiões em que isso mais gera incômodo, o abdômen.

Por meio da técnica, além de um abdômen mais lisinho, bonito e tonificado (graças ao fortalecimento dos músculos abdominais), você ainda se beneficia do reposicionamento do umbigo, e assim de contorno abdominal mais suave e definido.

No entanto, vale destacar que a abdominoplastia não é uma alternativa que promove o emagrecimento, não sendo uma solução para a obesidade. 

Abdominoplastia valor, quanto custa a cirurgia?

Segundo o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) não é permitida a divulgação de valores de procedimentos em anúncios ou materiais na internet. A publicidade médica deve ser discreta, informativa e baseada em critérios científicos.

Dessa forma, é muito importante que você recorra a consulta de avaliação para que o orçamento da cirurgia seja feito baseado nas particularidades do caso, necessidades relatadas e do planejamento feito.

No entanto, a média de valor da abdominoplastia fica em torno de R$ 12.000,00 (doze mil reais) a R$30.000,00 (trinta mil reais), que também depende da experiência do cirurgião e sua equipe envolvida no caso, complexidade e possíveis procedimentos associados como a lipoaspiração e lipoescultura glútea.

avaliação gratuita

Quando o procedimento é indicado?

Por ser um procedimento invasivo, a técnica de abdominoplastia possui as suas condições específicas e indicações para ser feito.

Normalmente, a técnica é indicada para aquelas pessoas que não conseguem se livrar da gordurinha localizada mesmo com a prática regular de exercícios físicos e dietas.

Também tende a ser indicada para mulheres que passaram por gestações e almejam melhorar a aparência da área abdominal. Nessas circunstâncias, a cirurgia também atua como tratamento para a diástase, condição caracterizada pelo afastamento dos músculos abdominais a partir de seu tamanho normal, (“barriga inchada”) e que atinge cerca de 60% das gestantes.

Outra indicação comum para a abdominoplastia são pessoas que sofreram de uma perda significativa do peso, seja por meio da dieta, exercício físico ou até mesmo por uma cirurgia bariátrica, fazendo com que haja o aparecimento de um excesso de pele na região abdominal e assim, de uma certa flacidez.

Cirurgiões em meio a cirurgia de abdominoplastia

Como é feita a abdominoplastia?

Uma vez que se trata de uma cirurgia, é muito importante que antes de tudo, que haja a avaliação prévia para a abdominoplastia. Se certifique de recorrer a um cirurgião plástico especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

É pela análise que o cirurgião irá considerar as indicações e contraindicações para o procedimento, além de já montar o planejamento e fazer o mapeamento da quantidade e dos locais nos quais estão localizados a gordura e serão feitos os cortes para a remoção.

Já na sessão, a abdominoplastia é feita a aplicação de uma anestesia peridural ou raqui com redação intravenosa, fazendo com que o paciente durma em meio ao processo. Quando associada a outras cirurgias, como a lipoaspiração, o cirurgião pode fazer o uso de uma anestesia geral.

Após a abordagem anestésica, o cirurgião irá fazer a assepsia da pele e as linhas de incisão. Geralmente são realizadas duas, começando com a primeira no púbis, podendo o corte ser simples, semelhante a uma cicatriz de cesariana e até mesmo uma incisão de crise ilíaca a outra, o que vai variar quanto a quantidade de pele que irá ser removida; e a segunda sendo vertical e feita ao redor do umbigo, tornando possível a realização da plicatura dos músculos abdominais, fazendo com que eles se tornem mais firmes.

Além disso, dessa forma é possível conquistar um abdômen mais retinho e uma cintura mais fina. O excesso de pele é esticado para baixo para a sua remoção, e em seguida, é feita a recolocação do umbigo em sua posição natural com o cirurgião fazendo um orifício no tecido ao seu redor.

É feita a remoção da pele e da gordura em excesso por meio da incisão original, solucionando o problema da flacidez. O cirurgião irá fazer a inserção dos drenos para evitar o acúmulo de líquidos e fazer as suturas nas incisões.

Para a conclusão do procedimento, é feita a inserção dos drenos para que se evite o acúmulo de líquidos e que se possa fazer as suturas nas incisões. E assim, são feitos os curativos e o paciente é vestido com a cinta compressora.

O paciente é levado até a sala de recuperação para se recuperar da anestesia. O processo cirúrgico tende a durar de 2 a 4 horas.

Abdominoplastia antes e depois

O resultado da abdominoplastia tende a ser satisfatório, dentro do que foi planejado e das expectativas alinhados entre o paciente e o cirurgião, tendo foco nas queixas retratadas.

Entre os principais benefícios que podem ser vistos por meio da abdominoplastia estão:

  • Tratamento do excesso de gordura;
  • Restauração dos músculos abdominais –  o que faz com que o abdômen fique mais firme;
  • Eliminação da flacidez abdominal – que pode ser resultante do envelhecimento; gravidez, oscilações significativas de peso, cirurgias prévias ou hereditariedade.
  • Suavização das estrias – a remoção das estrias na pele irá depender do posicionamento das mesmas no abdômen;
  • Definição do contorno da cintura – pela remoção da gordura localizada nas áreas laterais do abdômen (flancos);
  • Melhora da aparência do abdômen.

LEIA TAMBÉM: Mini abdominoplastia: encontre aqui tudo sobre a cirurgia!

Zoom em barriga com marcações da abdominoplastia

Abdominoplastia antes e depois, quais os cuidados necessários?

Para que os resultados almejados sejam adquiridos pela abdominoplastia, com o paciente passando por uma recuperação tranquila, é necessário seguir todas as orientações passadas pelo cirurgião, que envolvem tanto o pós quanto o pré-operatório.

Cuidados pré-operatórios

  • Se submeter a todos os exames solicitados pelo médico – como exames de sangue, eletrocardiograma (ECG), exames de imagem e avaliação pulmonar;
  • Parar de fumar pelo menos 4 a 6 semanas antes da cirurgia – uma vez que o tabagismo compromete a circulação sanguínea e aumenta o risco de coágulos sanguíneos;
  • Preparar sua rotina para a realização da cirurgia;
  • Tirar todas as possíveis dúvidas com o médico cirurgião, se informando sobre possíveis riscos e contraindicações.

Cuidados pós-operatórios

  • A troca dos curativos deve ser feita no dia seguinte à cirurgia – uma vez que os drenos podem ser removidos também nos dias seguintes à cirurgia – segundo o volume da drenagem. Em casos de volume muito grande, entre 48 e 72 horas depois da cirurgia;
  • Manter-se de repouso total nos primeiros 2 dias seguintes à cirurgia – já que o paciente poderá sentir dor ou desconforto;
  • Dormir de barriga para cima – nos primeiros 7 a 10 dias, o recomendado é deitar-se de costas com o tronco elevado e as pernas flexionadas com os joelhos apoiados sobre 3 travesseiros;
  • Não fazer a retirada da cinta, exceto para o banho;
  • Movimentar os membros sempre que possível;
  • Se submeter a todas as sessões de drenagem linfática indicadas pelo cirurgião – iniciando a drenagem linfática manual 7 dias após a cirurgia;
  • Andar com uma leve inclinação para frente, evitando a reabertura dos pontos e consequentemente uma aparência indesejável da cicatriz;
  • Retorno gradativo às atividades cotidianas após 15 dias da cirurgia;
  • Pacientes que dirigem podem retornar à ação após 20 a 30 dias;
  • O retorno ao trabalho pode acontecer depois de 3 a 4 semanas;
  • Voltar a praticar exercícios físicos depois de 6 a 8 semanas, de forma gradativa;
  • Carregar peso também de forma gradativa depois de 4 a 6 semanas;
  • Tenha uma alimentação saudável e evite alimentos ricos em carboidratos e lipídios, dando preferência a frutas, legumes e verduras;
  •  Não hesite em contatar o seu médico diante de qualquer importuno.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *